CRASE: Nada mais é do que a fusão (união) de dois sons idênticos.
- Veja isso:
Iremos a a Bahia em breve!
Os dois sons idênticos se unem formando a frase: Iremos à Bahia em breve!
Portanto: Crase é a união de dois sons idênticos
Não confunda Crase com acento grave. O acento grave apenas indica que aquela letra é fusão (união) de duas letras idênticas.
a + a = crase…
Como indicar que há uma crase? Usando o acento grave: `
Eu vou à Bahia… Quem não quer ir?
Exercite Agora!
Questões discursivas. Compare suas respostas com o gabarito.
1. O que é crase?
2. O que é acento grave?
3. A simples fusão de dois sons é considerada uma crase?
4. O acento grave é utilizado em apenas qual letra?
Somente após responder, compare com nosso gabarito abaixo:
.
1. Crase é a fusão de dois sons idênticos.
2. Acento grave é o sinal que indica a existência de uma crase.
3. Não. Os sons precisam ser idênticos.
4. Apenas usa-se o sinal grave na vogal a.
Na Língua Portuguesa o uso do acento grave torna a pronúncia mais leve e sem muitas pausas.
Fale em voz alta: Maria retornou a a casa de veraneio neste natal.
Você percebe um ligeiro desconforto e uma pausa entre os dois as.
Agora pronuncie: Maria retornou a casa de veraneio neste natal.
Fica bem melhor, não é?
Então. Fazemos o seguinte: Deixamos apenas um a e colocamos o acento grave para indicar que se trata de dois as unidos!
Observe: Maria retornou à casa de veraneio neste natal.
Agora fale em voz alta: A casa azul ficou pronta!
Mesmo com dois sons idênticos juntos não houve problemas quanto à pronúncia. Portanto a crase não é necessária.
Fique atento!
Esta noção irá ajudar muito diante de uma questão complicada. Vamos em frente.
Exercite Agora!
1. Qual a função da crase quanto à sonoridade e pronúncia?
2. Como resolvemos o problema de deixar apenas uma letra que represente dois sons idênticos?
Respostas:
1. A crase torna a pronúncia mais leve e diminui a quantidade de pausas durante a fala.
2. Usando o acento grave.
Em que casos deve-se usar o acento grave para indicar uma crase?
Vamos analisar cada caso:
Crase de preposição a + artigo a/as
A primeira conclusão lógica é: já que os artigos a e as são femininos, a crase só será utilizada antes de palavras femininas. (Há apenas uma exceção que apresentaremos mais tarde.)
A regra geral diz: Usa-se crase…
* Se o termo regente exigir a preposição a: chegar a, contrário a.
* Se o termo regido aceitar o artigo a/as: a escola, a idéia. (substantivo feminino)
Deixemos um pouco a regra de lado e pensemos o seguinte:
Observe a frase: Pedro referiu-se à escola com muito orgulho.
Escola é palavra feminina, portanto pede o artigo a, caso fosse uma palavra masculina pediria o artigo o!
Observe, agora: Pedro referiu-se ao colégio com muito orgulho.
Note que a preposição a continua e o artigo o aparece no lugar do artigo a, indicando que na frase anterior se tratavam de dois as, portanto caso de “crase”.
A dica é a seguinte:
Troque a palavra feminina por uma palavra masculina correspondente, se continuar apenas um a, você não usa crase, mas se aparecer ao, significará que são dois sons, portanto, use o sinal grave!
Veja na prática:
Cheguei a praia hoje cedo. (dúvida: é crase?)
→
Cheguei ao parque hoje cedo. (trocando por uma palavra masculina)
═
Cheguei à praia hoje cedo. (concluímos que se trata de crase)
Outros exemplos:
1. Comprei a camisa azul. (dúvida: é crase?)
– Comprei o sapato azul. (trocando por uma palavra masculina)
= Comprei a camisa azul. (conclusão: NÃO é crase)
2. Sou contrário a avareza. – Sou contrário ao gasto = Sou contrário à avareza. (conclusão: é crase)
3. Comentei a idéia a patroa. – Comentei o assunto ao patrão = Comentei a idéia à patroa. (conclusão: é crase)
4. Todos aderiram a greve. – Todos aderiram ao mutirão. = Todos aderiram à greve. (conclusão: é crase)
5. Controlei a entrada dos passageiros. – Controlei o embarque dos passageiros. = Controlei a entrada dos passageiros. (conclusão: NÃO é crase)
Exercite Agora!
Marque a alternativa que está grafada incorretamente e deveria ganhar uma crase:
1. (A) Dirigi a palavra a você.
(B) Dirigi a palavra a Vossa Majestade.
(C) Dirigi a palavra a Senhora.
(D) Dirigi a palavra a minhas tias.
(E) Dirigi a palavra a quem reclamava.
2. (A) Faço alusão a meu pai.
(B) Faço alusão a várias cidades.
(C) Faço alusão a primeira aluna da turma.
(D) Faço alusão a alguma aluna.
(E) Faço alusão a essa cidade aí.
3. (A) No verão, vamos a casa de meus tios.
(B) No verão, vamos a Minas Gerais ou a Goiás.
(C) No verão, vamos a Fortaleza e a Manaus.
(D) No verão, vamos a terra.
(E) No verão, vamos para a Bolívia e para a Venezuela.
4. (A) Saiu a andar a pé.
(B) Levam as moças a uma fuga.
(C) Ficou a discorrer a respeito dos estudos.
(D) A professora não chegou a tempo.
(E) Só as primeiras horas da noite pôde assistir a cerimônia.
5. (A) Ele doou a sua coleção a mim.
(B) Perdoamos a quem faltou.
(C) Ele escreveu uma carta a V. Sª.
(D) Leve-o aquele salão e não a este.
(E) Ela aspirava a uma carreira rendosa.
6. (A) Entreguei os convites a essa senhora.
(B) Não me refiro a tua casa, mas a de tua irmã.
(C) Estavam ali, frente a frente.
(D) Os marinheiros desceram a terra.
(E) Os filhos retornaram a casa.
Gabarito
1.c – Dirigi a palavra à Senhora
2.c – Faço alusão à primeira aluna da turma
3.a – No verão, vamos à casa de meus tios
4.e – Só as primeiras horas da noite pôde assistir à cerimônia
5.d – Leve-o àquele salão e não a este
6.b – Não me refiro a tua casa, mas à de tua irmã
domingo, 11 de setembro de 2011
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