terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vamos estudar as conjunções através do poema?


Atividades sobre conjunções

Leia o poema abaixo para responder às questões de 1 a 4.

Ciranda ao redor do mundo

Se todas as moças do mundo 

Quisessem se dar 

A mão ao redor do mar

Poderiam dançar uma ciranda

 

Se todos os rapazes do mundo

Quisessem ser marinheiros

Sairiam em barcos ligeiros

Pelo mar profundo

Saltando de onda em onda...

 

Poderiam então

Fazer uma ciranda

Ao redor do mundo

Se toda gente do mundo

Quisesse se dar a mão...

(Paul Fort. In: Obras-primas da poesia  universal. Trad. Raymundo Magalhães

 

1. Na 1ª e 2ª estrofes do poema, a conjunção se inicia o 1º verso.

a) Essa conjunção é coordenativa ou subordinativa? 

b) Que ideia ela expressa? 

2. Essa conjunção expressa uma ideia necessária para que se realize ou deixe de se realizar a ação  expressa na oração principal.

a) Qual é a ação que pode se realizar ou não na 1ª estrofe? 

b) E na 2ª? 

3. A ideia de condição é retomada na última estrofe do poema.

Qual é a condição para que a ação de fazer uma ciranda ao redor do mundo ocorra?

4. No plano da realidade:

a) É possível que todas as moças do mundo queiram se dar as mãos, ou que todos os rapazes do  mundo queiram ser marinheiros? 

b) É possível que toda gente do mundo queira se dar a mão? 

c) Ao empregar a conjunção se, o eu lírico expressa um desejo realizável ou uma hipótese?

 

Fonte:

http://diogoprofessor.blogspot.com.br/search/label/8%C2%BA%20ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário