quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Projeto Didático - Bullying na Escola

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância
Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização
Mídias na Educação – 2011/2012




JOANIR SOARES DA SILVA







Atividade 2- Construção do Projeto Didático, do Módulo II, do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Mídias na Educação-2011/2012, apresentada a profa. Msc. Maria de Lourdes Bodnar, para obtenção de nota parcial da Disciplina: Vivenciando o Desenvolvimento de Projeto com Mídias Integradas na Educação.














IGUATEMI
2011





Tema: BULLYING NA ESCOLA, UM PROBLEMA QUE NÃO PODE SER IGNORADO
Disciplina: Língua Portuguesa e Sociologia
Conteúdos: Ética e cidadania
Objetivo Geral
Debater com os alunos sobre comportamento agressivo físico e moral; pesquisar e refletir sobre as causas e consequências do Bullying, através das narrativas de alunos, professores, pais e responsáveis.
Objetivos Específicos
Conscientizar a comunidade escolar sobre as conseqüências advindas dessa violência.
Refletir sobre a necessidade de desenvolvimento de ações educativas contra o Bullyng na unidade escolar.
Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as práticas de violência no espaço escolar.
Discutir o respeito às diferenças no espaço escolar.
Justificativa
Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola, uma vez que a prática do Bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas entre agressores e vítimas. A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. Portanto, discutir as questões ligadas à prática do Bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois proporciona a reflexão e evita que novos casos de Bullying ocorram na unidade escolar.
Metodologia
Este projeto será desenvolvido através de leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, proporcionado uma refletividade sobre as causas e conseqüências do Bullying. Também serão utilizadas as seguintes estratégias metodológicas:
- Apresentação de filmes sobre o tema;
- Dinâmicas de Grupo;
- Palestras com os pais e responsáveis;
- Organização de seminários e filmagens de cenas produzidas pelos alunos.
Mídias envolvidas no Projeto Didático
- Computador com acesso a internet para pesquisa e levantamento de dados sobre o tema;
- Data-show para exposição de slides nas apresentações dos seminários;
- Câmara digital para registro fotográfico e filmagens das atividades desenvolvidas;
- Rádio-gravador para gravar os testemunhos das possíveis vítimas do Bullying e algumas entrevistas.
Concepção de ensino/aprendizagem
Serão evidenciadas nesse projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como Bullying e as formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre todos participantes.

Cronograma

Atividade/Mês Julho Agosto Setembro Outubro
Elaboração do projeto x
Revisão bibliográfica x
Fase 1: Hipóteses x
Fase 2: Verificação x
Apresentação do gênero textual: Infografia x
Fase 3: Construção x
Exposição x
Reformulação do projeto x
Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos nas atividades deste projeto, será observado o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente no comportamento, interação entre os grupos, manifestações de repúdio ao Bullying. Para verificar conteúdos conceituais (como Bullyng, riscos e consequências), avaliar-se-á a participação de todos envolvidos no projeto durante os seminários apresentados, através das produções textuais, como artigo de opinião e na convivência do dia-a-dia, dentro da unidade escolar.
Referências bibliográficas
FALEIROS, Eva T. Silveira e Vicente de Paula Faleiros – Escola que protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes. 2ª edição. Brasília DF. SECAD, 2008.
FANTE, Cléo. Fenômeno Bullying – Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas SP. Veros Editora, 2005.
SANTOMAURO, Beatriz. Violência Virtual. Cyberbullying. Revista Nova Escola, São Paulo, Fundação Victor Civita, n. 233, p. 66-73, junho/julho. 2010.
MONTEIRO, Lauro. Especial sobre Bullying, São Paulo. 2011. Disponível em:
http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=152. Acesso em 23 julho 2011.
FANTE, Cléo. O que é Bullying? São Paulo. 2010. Disponível em:
http://www.revistaescola.abril.chttp://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying- Acesso em 23 julho 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário