sábado, 6 de agosto de 2011

Sequência Didática: Cultura Afro

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.

Curso de Extensão Educação para as Relações Etnicorraciais – UFMS/SECAD e UAB

Cursista:
Joanir Soares da Silva

Tutor(a): Daisy Ribas Emerich

Sequência Didática:

Tema: Influências culturais da África.

Público - alvo: Estudantes do Ensino Fundamental Series Iniciais e Finais, 3º , 4º, 5º e 6º Anos.

Número aulas: oito aulas = 6 h 40.

Objetivos:
Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.

Conteúdos:
-Heranças culturais africanas e brasileiras.
- Música, dança e brincadeiras.

Metodologia:
Pesquisas na internet utilizando a Sala de Tecnologia da escola, pesquisas em Livros, revistas, observações de imagens assistindo vídeo, ouvir CDs com músicas africanas e afro-brasileiras, visualização de instrumentos musicais, observação de mapas para localização do continente.

Estratégias didáticas:
Desenvolvimento, descrição do passo a passo:

1ª etapa
Duração: duas aulas =1h 40
Data: 04/11/2010.
Local: Escola Municipal Tancredo Neves – 1º Sala de Vídeo, 2º Sala de Aula.
Material necessário: vídeos, e Cds.
Apresentar músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e conversar com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explicar que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escutar com o grupo outra música (uma canção tradicional afro-brasileira). Pedir que a turma que faça um relatório do que assistiu e ouviu, como foi sua compreensão. Pedir ainda, que a turma pesquise em livros, fotos e outros registros, outras danças e costumes destes povos.Colocar as músicas africanas para eles ouvirem, e jogar capoeira.

2ª etapa
Duração: duas aulas = 1h 40
Data: 08/11/2010
Local: Escola Municipal Tancredo Neves – Sala de leitura;
Material necessário: livros, caderno, lápis.
Forme grupos e sugira que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados. Explique que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos como: comidas, religião, danças, musicas, e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações nos livros da cultura africana. Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.

3ª etapa
Duração: duas aulas = 1h 40
Data: 11/11/2010
Local: Escola Municipal Tancredo Neves – Sala de tecnologia;
Material necessário: computador;
Levar para a sala de tecnologia para pesquisar instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia. Apresentar também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar - o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembrar-se de que essa etapa, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer as músicas e danças.

4ª etapa
Duração: duas aulas = 1h 40
Data:18/11/2010
Local: Escola Municipal Tancredo Neves - Sala de aula:
Material: Papel para cartazes, pincel, recortes, outros;
Explorar os materiais trazidos em uma roda de conversa. Focar a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras, religião, localização geográfica, etc. Mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país, e sua localização, após todas as observações montar o painel com o material adquirido com as pesquisas realizadas.

Avaliação:
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.



Referencial Bibliográfico:

AMARAL, Sharyse Piroupo do.
História do Negro no Brasil / Sharyse Piroupo do Amaral. – Brasília: Ministério da
Educação. Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador:
Centro de Estudos Afro Orientais, 2009.
109 p. : il.
Brandão,Ana Paula.Coordenadora do projeto, Saberes e fazeres,v.1:modos de ver-Rio de Janeiro:Fundação Roberto Marinho,2006,116p.:Il. Color .-(A cor da Cultura).
Brandão,Ana Paula.Coordenadora do projeto, Saberes e fazeres,v.2:modos de sentir-Rio de Janeiro:Fundação Roberto Marinho,2006, 76p.:Il. Color.- (A cor da Cultura)
Lopes,Nei.História e Cultura africana e afro-brasileira.São Paulo: Barsa Planeta,2008.-Biblioteca Barsa.ISBN 978-85-7518-430-1.
WWW.acordacultura.org.br

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